Assim como fizemos nos anos de 2012 e 2013, a equipe do portal O Propagador se reuniu para escolher os melhores álbuns de 2014 no meio gospel. Colunistas adeptos de diferentes gostos e opiniões discutiram e escolheram a lista, que busca ser a mais imparcial e impessoal possível. Alguns critérios foram levados em conta, como produção musical, arranjos, letras e principalmente adequação ao estilo proposto.

Vamos conferir?


Sérgio Marques e Marquinhos - CD Abençoado - 201410º: Abençoado – Sérgio Marques e Marquinhos

A fórmula perfeita para um bom pentecostal é uma letra marcante, arranjo vocal de destaque e melodias chamativas. Esses três elementos são perceptíveis em praticamente todas as canções de Abençoado, álbum de Sérgio Marques e Marquinhos. A dupla apresenta um trabalho curto, mas que envolve o ouvinte do início ao fim. (texto por Tiago Abreu)

Leia a resenha do álbum Abençoado aqui.

Ouça: Olaria de Deus Deus Incrível


Pamela - CD Tempo de Sorrir - 20149º: Tempo de Sorrir – Pamela

Pamela nunca teve receio de experimentar, e isso nunca foi tão perigoso em sua carreira como nos últimos anos – considerando o fracasso musical de Ritmo e Poesia e Recuperando o Tempo. Agora, verdadeiramente recuperando os anos perdidos, a artista retorna com um disco mais focado no estilo que a consagrou, com um repertório voltado ao público jovem, porém sem exageros. “Vou Amar-Te (vou à Marte)” é uma das regravações do disco, e talvez uma das melhores interpretações de Pamela em sua carreira. (texto por Tiago Abreu)

Leia a resenha do álbum Tempo de Sorrir aqui.

Ouça: Vou Amar-te (Vou à Marte)Flecha em Suas mãos e Tempo de Sorrir


Vanilda Bordieri - CD Na Tua Vontade - 20148º: Na Tua Vontade – Vanilda Bordieri

Em seu álbum Pra Deus é Nada, Vanilda Bordieri saiu-se bem, porém deixou algumas lacunas, agora superadas em Na Tua Vontade. Apesar de nunca ter sido uma grande intérprete, Bordieri compensa como compositora, esbanjando criatividade nas letras, além da mais recente parceria com Leandro Borges. Ainda há de se destacar a ideia inédita de chamar uma fã para duetar em seu álbum. (texto por Tiago Abreu)

Ouça: Coral das Mulheres/Deus está Aqui, O que é Isso? e Viverei Milagres


Thalles - CD Id3 Ide - 20147º: Id3 – Thalles

Um registro bem menos exagerado que Sejam Cheios do Espírito Santo, Id3 de Thalles contém canções mais reflexivas e menos pegajosas que o anterior. Há de se considerar bem articulada a relação entre Deus e ser pai em “Hoje eu sou pai e entendo”, as críticas sociais de “Se Liga no Groove”, a participação de Naldo em “Quero sua Vida em Mim” e até mesmo canções contemplativas como “É a Presença”. O instrumental não deve em nada, com a participação de grandes músicos, como os irmãos Duca e Déio Tambasco, Alexandre Aposan e Paulinho Fonseca. (texto por Tiago Abreu)

Leia a resenha do álbum Id3 aqui.

Ouça: É a Presença, Quero Sua Vida em Mim e Se Liga no Groove


Novo Tom - CD Justificado - 20146º: Justificado – Novo Tom

Com uma música devidamente bem produzida, o Novo Tom alcança, cada vez mais um público menos homogêneo. Justificado mostra o porquê isso tem acontecido. Com complexos arranjos vocais, o disco, no qual é distribuído de forma independente se destaca com canções como “Ele é”, já listada na nossa lista de melhores canções do ano. (texto por Tiago Abreu)

Ouça: Ele é, Justificado e Tu És Santo


Observ - CD O Mar que Nos Envolve - 20145º: O Mar que nos Envolve – Observ

O Mar que nos Envolve, primeiro álbum da Observ soa tão pulsante e maduro quanto várias bandas do mainstream. Fora de limitações estéticas, a musicalidade do grupo passeia em várias vertentes do rock. A parte lírica é igualmente eclética. “Supernova”, faixa-título do EP lançado em 2012 soa segura em falar do cosmos, enquanto os versos de “Caminhando” e “Livro”, por exemplo soam bastante intimistas. Vale destacar os vocais de Samuel Macei, mas nada soa mais atraente do que as guitarras de Celso Machado e os sintetizadores de Efraim Alencar em “Minha Vida”. É claro, conscientes de seus potenciais, o quarteto, também formado por César Machado, lança o melhor álbum independente da cena cristã nacional em 2014. (texto por Tiago Abreu)

Ouça: Livro, Caminhando e Supernova


Elaine Martins - CD Santificação - 20144º: Santificação – Elaine Martins

Apesar de grande parte do disco ser composto por regravações, e existir uma parcela do público cristão que possui certa “repulsa” a álbuns pentecostais, é inegável que Santificação, de Elaine Martins é um respeitável e excelente álbum. Para montar seu repertório impecável, a cantora foi em busca de músicas já gravadas por outros artistas, mas que tiveram repercussão de pequena para média no âmbito nacional. As exceções foram “Mestre”, sucesso de Cristina Mel, e “Ouve, Senhor” da banda Diante do Trono. Combinando essas faixas com suas três inéditas, Elaine se firmou de vez como uma das principais cantoras pentecostais do país e lançou o melhor álbum do estilo de 2014. (texto por Tiago Abreu e Tayse Souza)

Ouça: Santificação, Escudo e Espada e Últimos Dias


Gabriela Rocha - CD Pra Onde Iremos - 20143º: Pra Onde Iremos? – Gabriela Rocha

A talentosa cantora Gabriela Rocha em Pra Onde Iremos?, seu segundo disco solo, passou de jovem promessa para realidade consistente na música gospel nacional. Com produção de Daniela Araújo e Jorginho Araújo, o trabalho se mostrou mais maduro e adulto que Jesus, seu projeto de estreia, lançado em 2012. O álbum apresenta tudo que um bom disco precisa ter: ótimas músicas, bons arranjos e interpretações na medida, tudo isso apresentado pela voz privilegiada de Gabriela. (texto por Tayse Souza)

Leia a resenha do álbum Pra Onde Iremos? aqui.

Ouça: Teu Santo Nome, Pra Onde Iremos? e Nossa Canção


Daniela Araújo - Criador do Mundo - 20142º: Criador do Mundo – Daniela Araújo

Ainda em seu segundo disco, a cantora Daniela Araujo já alcançou um posto raro na música: o de estar diretamente associada à qualidade musical, transmitindo maturidade e ao mesmo tempo jovialidade. Em Criador do Mundo, a esposa de Leonardo Gonçalves se firmou de vez como um dos grandes nomes da música cristã nacional,  trazendo, em seu repertório um peso bem característico. O trabalho é bastante evangelístico e além de conter, em sua mensagem um protesto sobre a hipocrisia, trouxe para seu projeto referências que foram do eletrônico à música africana. A boa aceitação do disco por parte do público e crítica foi tanta que, já em setembro, a cantora gravou o DVD do projeto, o primeiro de sua carreira. O registro em vídeo tem previsão de lançamento para 2015. (texto por Jhonata Fernandes e Tayse Souza)

Leia a resenha do álbum Criador do Mundo aqui.

Ouça: Imensurável, Entrega e Verdade


Paulo César Baruk - CD Graça - 20141º: Graça – Paulo César Baruk

O disco Graça de Paulo César Baruk, assim como o de Daniela Araújo, provavelmente será presença certa em todas as listagens dos melhores álbuns lançados em 2014. Com um repertório coeso e bem estruturado, Baruk fez o que, na opinião do site, foi o melhor disco de 2014. Com canções que, em sua maioria, tinham como tema direto ou indireto a Graça, o cantor mesclou em seu álbum influências de diversos estilos, elevando, como de costume, seu pop a um nível mais rico e encorpado. Outro ponto de grande destaque no trabalho foram as participações especiais das cantoras Daniela Araújo e Marcela Taís, além do rapper Lito Atalaia, no qual participou em duas faixas, incluindo a excelente regravação de “Nele você pode confiar” da lendária banda Rebanhão. (texto por Tayse Souza)

Leia a resenha do álbum Graça aqui.

Ouça: Ele Continua Sendo BomA Mídia e Perdão


O que achou da nossa lista? Mudaria algum álbum de lugar? Sugeriria outro? Comente, sua opinião é importante!